Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Severino dos Ramos

No Brasil existe um Santuário em homenagem a São Severino, localizado no município de Paudalho, a 44 km do Recife. Fica a quatro quilômetros do centro da cidade, nas terras do antigo Engenho Ramos, desativado na década de 1920. Ali acontece a terceira maior romaria do Brasil e uma das mais antigas do Nordeste.

Vocês vão ver algumas fotos que tirei desse final de semana, não fiquem se perguntando: Porque tantas pessoas fazem questão de se deslocarem para esse lugar??? Se não tem nada... Pois a resposta é: Fé, muita Fé! Não tem outra explicação... 

O Santuário é na Capela de Nossa Senhora da Luz, hoje mais conhecida como igreja de São Severino.




De acordo com o livro “Paudalho, Terra dos Engenhos”, de Severino Soares de Araújo, o santuário teve a seguinte origem:  Existe uma imagem que teria sido trazida de Roma por um filho da então proprietária do engenho. Também não se sabe quando começou a romaria, porém, encontram-se relatos de milagres em meados do século XIX, e foi necessária a ampliação da Capela no início do XX, visto o intenso fluxo de peregrinos ao local.


A imagem do Santo, deitado e em tamanho natural, está no altar lateral esquerdo. É para lá que todos se dirigem. 


Parece que originalmente a roupa da imagem era azul. Esta nova, vermelha, foi confeccionada em substituição a anterior, deteriorada em virtude do assédio de romeiros que espetavam o Santo acreditando que sangraria. Algumas pessoas afirmam que os dentes da imagem são originais e que o cálice, depositado ao lado do altar, guarda um lenço manchado de sangue do mártir.

Além da capela, também existe outro ponto bem badalado: O MILAGRE. Entre pedras jorra água potável, e acredita-se que ao beber dessa água ela vai ajudar a purificar o corpo, na melhora ou até mesmo a cura de doenças... Bem... isso é questão de FÉ...




Diferente de outras áreas religiosas, como Juazeiro, os visitantes do santuário de São Severino do Ramos não ficam no local por mais de um dia, devido a falta de uma estrutura turística, e  essa é uma questão que está sendo muito discutida na atualidade.  





O Santuário encontra-se dentro de um território particular e isso cria uma disputa em torno de seu controle.  O poder público procura uma forma de desapropriar e, por conseguinte tombá-lo como Patrimônio Cultural, enquanto os proprietários alegam possuir laços emocionais que não podem ser desfeitos.






Bem... Falei demais! rsrsrsrs
Vou colocar mais algumas fotos interessantes no meu flickr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário